Notícias

Alunos do 1º Ano aprendem novos fonemas com animais que durante a semana se tornam de “estimação”

A brincadeira, os jogos e o estímulo à curiosidade são excelentes instrumentos motivadores de aprendizagem

A brincadeira, os jogos e o estímulo à curiosidade são excelentes instrumentos motivadores de aprendizagem. Com atividades lúdicas, as crianças estão em seu ambiente e absorvem melhor tudo o que é proposto.

Quando apresentamos o animal da semana e nos preocupamos em trazer novas palavras, tendo como referência o nome deste animal, percebemos que só a conversa introdutória já estimula a imaginação e é importante para a fixação de um vocabulário mais rico.

Alfabetizar é ampliar as possibilidades de relação com o mundo, e se a ludicidade contribui para a internalização do mundo, não podemos dissociá-la da alfabetização, Por isso, a introdução de um novo fonema nas turmas de 1º ano do Cema ocorre de forma interdisciplinar, prazerosa, aguçando a curiosidade sobre o animal que será estudado e o som da letra inicial desse nome.

Vários assuntos são abordados por meio desse animal na apresentação do som de sua letra inicial. Ouvimos músicas, assistimos filmes, documentário sobre o animal (próprio para a faixa etária), abordando temas relacionados à atualidade, como extinção, destruição do habitat natural.

Na sexta feira, eles constroem um fantoche que levam para casa para brincar. Sempre   ficam na expectativa de qual será o animal da próxima semana.

 

Professoras WalkíriaSampaio e Thaynara Paiva

Autor: Professores (comunicacao@cemaeduc.com.br)

Animais da semana - 1º A (23 Fotos)

Animais da semana - 1º B (12 Fotos)