Notícias

I ENCONTRO DE DIRETORAS E COORDENADORES DA AÇÃO SOCIAL

Aconteceu nos dias 07 e 08 de março

2017 – I ENCONTRO DE DIRETORAS E COORDENADORES DA AÇÃO SOCIAL

Belo Horizonte/MG – 07 e 08 de março de 2017

 O Encontro da Ação Social da IMM, do primeiro semestre de 2017, ocorreu nos dias 07 e 08 de março, na Inspetoria Madre Mazzarello em Belo Horizonte, reunindo as Diretoras Institucionais e os Coordenadores das Obras Sociais da IMM. Nesse ano contamos também com a presença da Inspetoria São João Bosco, representada pela Cristiane Nazareth da Silva - Gerente e Hércules Bortolini Prado - Técnico de Informática, e do Polo/RSB, na pessoa de Rita Jellinek, eles participaram conosco somente no dia 7 de março.

O objetivo era: Orientar a Transição dos nossos Modelos Operacionais, conforme Proposta de Trabalho da RSB-SOCIAL.

O Encontro, coordenado pela Assessora de Ação Social Ana Paula Ferreira, teve a colaboração direta de Ir.Ivanette Duncan de Miranda, da Assessora de Educação Níbia Tófoli e de Ir. Dircione da Glória Amorim.

Dia 07 de março, recebemos a participação da Diretora Executiva da RSB (FMA) – Social Ir. Silvia Aparecida da Silva, que expôs sobre o impacto da Ação Social da Rede Salesiana no Brasil, bem como sobre como o sistema de gestão da RSB Social, o SIGAR, foi pensado.

Em seguida Ir.Sílvia passou a palavra para o sócio proprietário do Wiidoo Tecnologia (empresa que desenvolveu o SIGAR para a RSB-Social) e que conduziu os trabalhos sobre a apresentação e o funcionamento do SIGAR. A presença do Áureo Giunco Júnior foi relevante. De maneira muito clara e didática ele apresentou as funcionalidades do SIGAR, explicou que o sistema foi pensado em módulos, e também será liberado para acesso em etapas: Acadêmico, Projeto, Financeiro e Transparência, ou seja, é um sistema que estará evoluindo conosco. Constituindo a maior Rede de Atendimento do país, Salesianos e Salesianas, sentem a necessidade de gerir o próprio impacto, enquanto Ação Social em todo o Brasil.

Ao término do dia foi sugerida uma Sessão Cinema & Pipoca com o Filme: Escritores da Liberdade.

Dia 08 de março, Ir. Ivanette, iniciou as atividades do segundo dia. Primeiramente, ela fez uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em seguida, repassou orientações sobre os documentos institucionais, o PAI – Plano de Animação Inspetorial e os PAT – Plano Anuais de Trabalho da IMM e das Unidades Educativas.

Ainda na parte da manhã a proposta de trabalho, foi conduzida pela Assessora da Ação Social, Ana Paula Ferreira, que abordou o temaTransição dos nossos modelos operacionais, conforme Proposta de Trabalho da RSB-SOCIAL/MROSC”, através de conceitos, definições e apontamentos para a elaboração de Projetos, numa perspectiva de inovação dos procedimentos de trabalho. Em seguida foi o momento do Workshop, que teve como objetivo motivar os participantes para um novo Paradigma da Ação Social. A plenária teve a participação de todos os presentes com valiosas contribuições.

Finalizando os trabalhos, Ana Paula, disponibilizou aos participantes materiais específicos sobre o CNEAS – Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social e sobre o MROSC – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Essas temáticas foram discutidas com os participantes.

O Encontro foi avaliado de maneira positiva e deixou para todos a ideia que estamos num momento de “Ressignificar os Nossos Processos”, sem perder a riqueza e a força do nosso Carisma Salesiano.

I ENCONTRO DE DIRETORAS E COORDENADORES DA AÇÃO SOCIAL (8 Fotos)