Notícias

XXVIII ASSEMBLEIA DE GESTÃO DA INSPETORIA MADRE MAZZARELLO

Dias 22 a 25 de outubro

XXVIII ASSEMBLEIA DE GESTÃO DA INSPETORIA MADRE MAZZARELLO

A XXVIII Assembleia de Gestão da Inspetoria Madre Mazzarello e o encontro de Diretores Institucionais e dos Coordenadores de Pastoral da Inspetoria aconteceram em Cachoeira do Campo, Minas Gerais, no Hotel Fazenda Retiro das Rosas, nos dias 22 a 25 de outubro.

O objetivo do encontro foi a formação de Gestores da IMM. Cerca de 70 pessoas, entre Irmãs Salesianas, Diretores Institucionais, Diretores Pedagógicos, Coordenadores de Pastoral e leigos participaram das reuniões e das palestras que se estenderam no decorrer dos dias.

A assembleia de gestão foi iniciada sob a coordenação da Irmã Hélia Monteiro e, em seguida, com a oração preparada pela comunidade da Escola Nossa Senhora Auxiliadora trazendo-nos a Palavra de Deus como fonte iluminadora.

Na sequência, Ir. Maria Américo fez a abertura com a metáfora da viagem, uma trajetória de caminhada que exige paradas, reflexões e tomadas de decisões.

Durante o encontro, foram abordados os seguintes temas: Implantação do E-Social como oportunidades e desafios no gerenciamento, com os palestrantes Marcos Wellington Oliveira Barbosa e Regina Celis Fonseca Siqueira. No mesmo dia, 22 de outubro, a Ecônoma da Inspetoria Madre Mazzarello Irmã Regina Carrijo e João Vasconcelos apresentaram as “Orientações para a Gestão de bens no Instituto FMA”. Houve também a apresentação do livro “Oratório, um Projeto em Construção”, por Ir. Cecília Castro Gomes, tema que aqueceu o nosso coração de paixão por Deus e pelos jovens, tornando-o verdadeiramente "oratoriano". É, portanto, uma Atitude pastoral característica, que deve qualificar a presença salesiana em qualquer obra.

No dia 23 de outubro, sob a Coordenação da Irmã Jane Maria da Silva, foi a vez do Padre Geraldo Adair da Silva apresentar o tema “Sistema Preventivo e Direitos Humanos”. Logo em seguida, a Psiquiatra Patrícia Ferreira ministrou a palestra “Discussão sobre gênero: Desafio para a Educação Hoje”.

O último dia de Assembleia foi coordenado por Irmã Ivanette Duncan de Miranda, que apresentou a caminhada das Unidades Educativas sob a coordenação das Unidades Gerenciais e acompanhamentos dos processos de cada Unidade educativa em 2018, preparando-nos para o Planejamento de 2019.

O dia 25 de outubro foi dedicado ao encontro de Diretores Pedagógicos e Coordenadores de Pastoral. Foi um rico momento de reflexão para os diretores pensar a educação do ponto de vista do aluno e não somente do professor. Foram discutidos temas como: Contextualização da BNCC e sua importância para as ações futuras na organização da Proposta Pedagógica; Explicitação em relação à organização da BNCC; orientação sobre a montagem de Proposta Curricular de acordo com a BNCC e as novas exigências do Projeto Pedagógico, segundo a Pedagoga Cláudia Seixas.

O encontro teve a participação da Gestora do Polo BH, Rita Jellinek, que nos ajudou a avaliar o nosso compromisso com o uso do material digital e com os cursos de formação propostos pela Centro de Formação.

Os Diretores Institucionais e Pedagógicos tiveram momentos específicos de formação e de planejamento para 2019. A Equipe de Pastoral também se reuniu para a avaliação, formação, discussão e definição de temas norteadores e a construção, em equipe, do Projeto da Festa de Maria 2019.

            A Inspetora Ir. Maria Américo concluiu a assembleia se apoiando na metáfora da viagem que exigirá o compromisso de todos e acentuou a importância de assumirmos como compromisso o estudo e a aplicabilidade do Documento de Políticas Preventivas de Proteção à Criança, criado em 2014. 

Irmã Sílvia Fonseca - Diretora Institucional 

XXVIII ASSEMBLEIA DE GESTÃO DA INSP. MADRE MAZZARELLO (117 Fotos)