Inspetoria Madre Mazzarello

Madre Mazzarello

Foi em Mornese, situada no norte da Itália, na região de Monferrato, que no dia 9 de maio de 1837 nasceu Maria Domingas Mazzarello.
Mornese: terra forte e árida, aberta ao sol e ao vento, onde se cultivava o trigo, e os vinhedos se alternavam com pinheiros e pequenos bosques, habitada por famílias profundamente cristãs, apegadas às tradições que formavam, sobretudo, personalidades robustas na fé, na honestidade, no trabalho, na prática da caridade.
Mazzarello cresceu neste ambiente humilde, simples, harmonioso; ambiente típico de gente camponesa, amante da terra, das próprias tradições; de gente sem pretensões, a não ser a de viver do próprio trabalho.
Camponesa, de excelente formação cristã, Mazzarello vê o rumo de sua vida mudar quando é vitimada pelo tifo. Não podendo mais trabalhar no campo, decide aprender a costurar para fazer o bem às jovens da sua pequena cidade. Com suas amigas, monta uma sala de costura e começa a ensinar às meninas o ofício.
Quando Dom Bosco passa por Mornese, se empolga com o trabalho de Maria Mazzarello e propõe a ela a fundação de um Instituto feminino com o mesmo objetivo dos Salesianos.
Mazzarello antevê a concretização de um sonho: fazer pelas meninas o que João Bosco vinha fazendo pelos meninos. Em 5 de agosto de 1872, em Mornese, 15 jovens, entre elas Maria Mazzarello, consagram-se a Deus para serem, como Maria, auxiliadoras entre as jovens, sobretudo, as mais necessitadas.

Filhas de Maria Auxiliadora (FMA)

Dom Bosco com Maria Domingas Mazzarello fundou o ramo feminino salesiano: as Filhas de Maria Auxiliadora, como monumento vivo da sua gratidão a Nossa Senhora. Maria Domingas Mazzarello foi a primeira superiora. Muito amada por Irmãs e alunas, conseguiu, com o seu exemplo, ajudar as inúmeras dificuldades e pobreza dos inícios.

A Província Religiosa é constituída por um conjunto de comunidades locais que partilham a vida fraterna e o projeto apostólico numa determinada região.
Atualmente há no Instituto:
82 Províncias Religiosas em 92 nações, nos cinco continentes, com um total de 1464 comunidades locais.
Sede atual: Roma - Itália
Istituto Internazionale Maria Ausiliatrice

Via dell"Ateneo Salesiano, 81 - 00139
ROMA - RM -Itália

www.cgfmanet.org - fmasegreteria@cgfma.org
Conselho Geral
Madre Geral: Yvonne Reoungnat

Vigária Geral: Irmã Chiara Cazzuola
Formação: Irmã María Nieves Reboso
Pastoral Juvenil: Irmã Runita Borja
Missões: Irmã Alaíde Deretti
Comunicação Social: Irmã Maria Helena Moreira
Família Salesiana: Irmã María Luiza Miranda
Administração: Irmã Vilma Tallone
Visitadoras: Irmã Chantal Mukase Ruzagiriza
Irmã Lucy Rose Ozhukayil
Irmã Maria Assunta Inoue Sumiko
Irmã Marija Pece
Irmã Paola Battagliola
Irmã Phyllis Neves
Irmã Silvia Boullosa
Secretária Irmã Piera Cavaglià

FONE: 00XX.39.06.87 27 41 - FAX: 00XX.39.06.87 13 23 06