Notícias

Diretora pedagógica da Ensa conclui curso de formação de dirigentes

A formação teve como foco “superar desafios” no contexto educacional

A diretora pedagógica da Ensa, Maria das Graças L. N. Ferreira (Dace), concluiu, neste semestre, o curso de aperfeiçoamento em "Desenvolvimento de Competências Gerenciais no Contexto das Escolas Salesianas", realizado no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). A duração foi de 1 ano e 4 meses e o objetivo principal foi a superação de desafios que se apresentam no atual contexto educacional. 

Entre os temas abordados no curso estavam: "Identidade das Escolas Salesianas", "Organização e Gestão de Centros Educativos", "Função Gestora e Recursos Humanos", "Planejamento e Projetos", "Qualidade e Avaliação na Gestão Escolar" e "O Centro Educativo como Organização". Assuntos de muita relevância que contemplam a filosofia salesiana.

Na conclusão do curso, Dace apresentou o trabalho final com o tema "O planejamento como força impulsionadora da gestão eficaz na escola", reforçando a ideia de que uma gestão de excelência e qualidade depende muito de um planejamento bem feito e elaborado.

"No meu trabalho final, dei ênfase também aos estilos de liderança que caracterizam cada membro da equipe gestora, chegando à conclusão de que uma gestão não pode ser centrada somente em uma pessoa. Mas sim na confluência das múltiplas lideranças que a compõem", explicou a diretora.

Segundo Dace, a oportunidade de realizar o curso foi um privilégio. "Um presente da Rede Salesiana Brasil de Escolas e da direção institucional da Ensa, na pessoa da Ir. Neuza, que acreditou na minha capacidade de aproveitar o conteúdo do curso e colocar em prática no nosso planejamento escolar", pontuou.