Notícias

Alunos da ENSA iniciam ações propostas pelo Design for Change com lema “Eu Posso!”

Movimento global oferece às crianças e adolescentes a oportunidade de serem mais atuantes na transformação de sua própria realidade.

Alunos da Escola Nossa Senhora Auxiliadora (Ensa) iniciaram, na última semana, uma série de ações - dentro do ambiente escolar - propostas por um movimento global conhecido como Design for Change (DFC), criado em 2006 pela designer indiana Kiran Bir Sethi. Essas atividades, cujo lema principal é o “Eu Posso!”, visam oferecer às crianças e aos adolescentes uma maior atuação na transformação de sua própria realidade.

No Brasil, o movimento chegou com o nome “Criativos da Escola” e se espalhou por várias entidades educacionais. E para engajar os estudantes nesta causa mundial, a Ensa está propondo ações distintas com alunos de vários níveis escolares. São atividades que envolvem a conscientização ambiental e social de uma forma geral.

Uma das ações é participação dos alunos do Fundamental I no concurso nacional “Desafio Criativos da Escola 2019”, cujo prêmio será a ida a Roma para o Encontro de Celebração Mundial, onde estarão reunidos cerca de 9 mil jovens que dirão ao mundo o que fazer para cuidar da “casa comum” e melhorá-la.

“A nossa proposta quando aceitamos desenvolver o projeto foi responder ao desafio de criar uma corrente envolvendo as crianças e os jovens da ENSA. Desta forma, incentivando-os a transformarem, de forma consistente e significativa, a realidade onde vivem”, comentou a diretora pedagógica Maria das Graças L. N. Ferreira.

A proposta principal é estimular o potencial criativo das crianças, de modo a permitir que elas utilizem a imaginação e o design como ferramentas para solucionar desafios do cotidiano. Isso tudo baseado nos preceitos de Sentir; Imaginar; Fazer; Compartilhar.

Além do concurso para os alunos do Fundamental I, a Ensa está desenvolvendo ações pontuais e de forma interdisciplinar com as turmas da Educação Infantil, Fundamental II e Ensino Médio.

O Design for Change

É uma metodologia que surgiu na Índia, em 2006, pela mão de Kiran Bir Sethi. Através dela, empodera-se os estudantes de maneira a serem proativos e a comprometerem-se com a transformação e a melhoria das pessoas e dos seus contextos.

O Design for Change busca auxiliar crianças e jovens a se tornarem mais sensíveis ao seu entorno, a analisarem situações que necessitam mudança, a desenhar uma potencial solução e a executar suas ideias.

A partir dos preceitos, a criança é convidada a sentir algo que a incomoda, a imaginar com os seus colegas possíveis soluções utilizando pesquisas e entrevistas, fazer com que a solução escolhida entre em prática e, por fim, compartilhar esse percurso para inspirar outras pessoas.

Assim, organizam uma cadeia mundial de crianças e jovens que transformam vidas e mudam o mundo. Para isso, utilizam as quatro competências básicas: pensamento crítico, criatividade, colaboração e comunicação.

Através destas competências, cada um consegue, com a sua participação, com o lema “Eu posso!”, mudar a vida de muitos; assim, criam postos de trabalho, reduzem a exploração infantil, reflorestam bosques, reciclam lixo, poupam energia, reduzem ou erradicam o bullying, evitam a exclusão de colegas, economizam água e descontaminam-na, combatem os casamentos forçados de meninas, geram hábitos saudáveis, lutam por cidades menos adultocêntricas.

Conferência Eu Posso

A Conferência Eu Posso está sendo organizada pelo movimento Design for Change e está prevista para acontecer em Roma, na Itália, na segunda quinzena de novembro deste ano. 

O evento é resultado de articulação feita entre o DFC e o Escritório Internacional de Educação Católica (Oiec) em 2017, quando o Papa Francisco fez um convite para a mobilização não só das alunas e alunos de escolas católicas de todo o mundo, mas de todas as crianças e jovens que estejam desenvolvendo ações de mudança em suas escolas e comunidades.

Palavras do Papa

“O desafio urgente de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na procura de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar… A humanidade ainda possui a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum. Os jovens exigem-nos uma mudança. Eles interrogam-se como é possível pretender-se construir um futuro melhor sem pensar na crise do ambiente e no sofrimento dos excluídos

Alunos da ENSA iniciam ações do projeto "Eu Posso" (5 Fotos)