Notícias

Ensa inicia Semestre com III Encontro de Formação de Pais

O objetivo do encontro foi oferecer um momento de reflexão e diálogo sobre temas relevantes

A Ensa realizou, em 06/08, o III Encontro de Formação de Pais, dando continuidade ao projeto que visa inserir pais e responsáveis pelos alunos nas atividades do cotidiano da escola. O tema desta vez foi “Que tipo de pai/mãe sou eu? Como isso influencia no meu filho?” e a atividade contou com a participação das psicólogas Juliana Bemfeito, Leonisy Leal e Marina Castro, fundadoras do Núcleo de Psicologia CONSTRUIR.

De acordo com a diretora pedagógica da escola, Maria das Graças L. N. Ferreira, esses encontros têm como proposta principal oferecer um momento de reflexão e diálogo sobre temas relevantes, contribuindo para o crescimento individual dos pais. “É um momento de análise sobre o processo de educação das crianças e dos jovens na atualidade”, completou a diretora.

As psicólogas convidadas falaram sobre os diversos tipos de parentalidade e quais os resultados de cada uma dessas variedades no processo de crescimento dos filhos. A palestra focou na influência das ações dos pais e responsáveis no processo de criação das crianças e adolescentes.

“Elas apresentaram o tema de forma encantadora, com domínio das vivências entre pais e filhos num contexto social, econômico, cultural e político”. Ainda segundo a diretora, o encontro buscou fazer uma provocação aos presentes: “Que forma você utiliza para educar o seu filho?”.

“A maneira de educar uma criança pode influenciar no modo como ela vai se comportar na vida adulta. A família constitui o primeiro núcleo social da criança, proporcionando seu processo de socialização. Assim, se torna interessante fazer uma reflexão acerca do estilo parental adotado em sua casa e pensar de que forma ele afeta a personalidade do seu filho e o desenvolvimento infantil”, frisou a diretora.

III Encontro de Formação de Pais (9 Fotos)