Notícias

Projeto de curta da Ensa é premiado como melhor filme em evento da IMM

Festival de curtas e músicas aconteceu na Festa da Gratidão 2019

Um projeto de curta-metragem elaborado por alunos do 5º ano da Ensa foi premiado como “melhor filme” durante a Festa da Gratidão 2019, evento tradicional da Inspetoria Madre Mazzarello (IMM), que ocorreu entre 14 a 18/09, em Uberlândia, no Instituto Tereza Valsé.

O evento reuniu a comunidade Salesiana com participação de diversas escolas e unidades de obras sociais. Este ano, a Festa da Gratidão aconteceu juntamente com os Jogos Mazzarello e com a comemoração do aniversário de 60 anos do Instituto Teresa Valsé, onde foram realizadas todas as atividades festivas.

Premiação do Curta-Metragem

Todas as unidades educativas da IMM produziram – especialmente para esta festa - curtas-metragens com a temática do projeto “EU POSSO”, um movimento nacional cuja finalidade é oferecer às crianças e aos adolescentes uma maior atuação na transformação de sua própria realidade.

O projeto da Ensa que levou o prêmio de “melhor filme” foi produzido por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e idealizado pelas professoras Aniela e Sídia. O tema escolhido para o curta foi “Segurança no Trânsito”. “As professoras pensaram numa temática que pudesse ser algo transformador, que pudesse de fato atingir a sociedade e provocar mudanças de comportamento”, destacou a diretora pedagógica Maria das Graças L. N. Ferreira.

Durante o vídeo, alguns estudantes protagonizaram cenas do dia a dia que colocam em risco a vida de motoristas e pedestres, como beber e dirigir, atravessar fora da faixa e dirigir sem o cinto de segurança. Além disso, os alunos mostraram no filme uma ação de conscientização realizada em via pública para alertar a população sobre esses riscos. 

A diretora ainda falou da felicidade de toda a comunidade educativa do colégio ao receber a notícia da premiação. “Ficamos muitos felizes pelo reconhecimento e pela escola ter conseguido atingir o objetivo. Estamos orgulhosos dos nossos alunos”.

Nas apresentações das unidades escolares, temas como solidariedade, sustentabilidade, protagonismo, inserção social, salesianidade, paz, segurança e cuidados estiveram em evidência. Temáticas que instigaram as crianças, os adolescentes e jovens a ultrapassarem os muros da escola e concretizarem a formação integral de bom cristão e honesto cidadão.

Projeto de curta da Ensa é premiado como melhor filme (4 Fotos)