Notícias

Ensa realiza I Semana Acadêmica e VI Feira Cultural

Eventos foram marcados por palestras, exposições e apresentações de trabalhos

Alunos da Ensa participaram, entre os dias 02 a 05/10, da I Semana Acadêmica e da VI Feira Cultura (Fecult), atividades que fizeram parte do ciclo de projetos pedagógicos da escola. Foram dias de muitas palestras, debates, trabalhos, exposições e discussões de vários temas importantes. 

I SEMANA ACADÊMICA

A I Semana Acadêmica da Ensa, com participação dos alunos do 9º ano e de todo o Ensino Médio, teve como tema principal “Mercado de Trabalho: que mundo é este?”. As atividades da Semana Acadêmica foram realizadas nos dias 02, 03 e 04/10 com a participação de diferentes profissionais atuantes no mercado.

Um dos temas abordados com os alunos foi “Estratégias para a escolha da profissão: o uso da inteligência emocional”, apresentado pela psicóloga Neide Coelho. Outra convidada da escola foi a professora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Cássia Pires, que abordou a temática “Mercado de trabalho, formação e empreendedorismo”. 

A Semana Acadêmica ainda contou com a presença da Analista Jurídica da Vara do Trabalho de Ponte Nova, Késsia Leles de Rezende Carvalho, que apresentou o tema “Os Direitos Trabalhistas e a Reforma na Consolidação das Leis do Trabalho”.

A palestra de encerramento ficou a cargo do Wagner Mol Guimarães, Prefeito Municipal e do 1º Vice-Presidente da Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova (Acip/CDL), Antônio Carlos Martins Brandão. Ambos falaram sobre “crescimento econômico, geração de emprego e renda” e pontuaram ações desenvolvidas pelo Município e pela Associação.

Outra atividade inserida na programação foi a exposição dos banners de pesquisa desenvolvidos pelos alunos do 1º ano B. Os materiais ficaram expostos no hall de entrada da Ensa e, entre as temáticas, eles destacaram a evolução do desemprego no Brasil, mercado de trabalho, desigualdades social e de gênero e condições degradantes de trabalho. 

A Professora Dayanne Amâncio, juntamente com os estudantes do 1º ano B, organizou toda a semana acadêmica, que teve como inspiração os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e as atividades já realizadas através do projeto Eu Posso, que vem sendo trabalhado pelos estudantes deste o início do Semestre.


FECULT

Já no dia 05/10, os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio participaram da VI Feira Cultura (Fecult), que teve como temática a sustentabilidade e o carinho com o Planeta Terra: a nossa "Casa Comum". 

Todas as propostas de trabalho dos alunos tinham como objetivo principal apontar soluções para questões de sustentabilidade e qualidade de vida. Foram distribuídas sementes, mudas e manuais em formato sustentável. Vale salientar que todo o material utilizado era ecologicamente correto ou reaproveitado, evitando uso indiscriminado de isopor, ar condicionado e embalagens plásticas.

Os estandes dos alunos foram visitados por pais, familiares, professores, educadores, colaboradores da escola e visitantes em geral.

“Destaco aqui os trabalhos dos alunos que tiveram um cunho altamente científico, de pesquisa, inovação. Projetos que valem a pena serem adotados por escolas e por outras empresas. Ficamos muito orgulhosos dos nossos alunos, que com um protagonismo ímpar, conseguiram realizar uma feira cultural com excelência”, salientou a diretora pedagógica Maria das Graças L. N. Ferreira.

I Semana Acadêmica e VI Feira Cultural (59 Fotos)