Notícias

VIAJANDO NO TEMPO: EXPLORANDO O PASSADO ATRAVÉS DAS CÁPSULAS DO TEMPO COM AS TURMAS DO INFANTIL 2

Uma vivência através do tempo com a história da Chiquinha Gonzaga.

Nas turmas do Infantil 2 A, B, C e D, manhã e tarde, as crianças estavam entusiasmadas com a perspectiva de uma atividade especial. As professoras, anunciaram que elas iriam desenterrar uma cápsula do tempo enterrada há muito tempo no recanto da escola, pois naquela cápsula tinham informações importantes sobre um tema que eles estavam estudando no livro do Girolhar.

Lá elas encontraram parte da história de Chiquinha Gonzaga e descobriram que ela foi uma compositora, instrumentista e maestrina brasileira. Pioneira musicista, Chiquinha foi a primeira pianista chorona, autora da mais conhecida marcha carnavalesca com letra e também a primeira mulher a reger uma orquestra popular no Brasil. 

Com as mãos e muita empolgação, as crianças correram para o local indicado, cheias de curiosidade e entusiasmo. Enquanto escavavam cuidadosamente, suas mentes voavam com imagens do que poderiam encontrar. Seria um tesouro perdido? Um mapa do tesouro? Ou talvez cartas e desenhos deixados por alunos do passado?

Após alguns minutos de trabalho, uma das crianças finalmente sentiu algo sólido sob a terra. Com empolgação, as outras se juntaram, cavando ainda mais fundo até que, finalmente, a cápsula do tempo emergiu, cheia de terra, mas intacta.

As professoras abriram a cápsula, revelando uma coleção de artefatos do passado: fotos da Chiquinha, a batuta usada nas orquestras que ela fazia, cartão postais da época. Assim as crianças foram transportadas para 1935 no Rio de janeiro, com esses pequenos objetos que contavam histórias.

À medida que examinavam os tesouros do passado, as crianças se maravilhavam com as semelhanças e diferenças entre suas vidas e as daquelas que vieram antes delas. 

Depois de explorarem a cápsula do tempo, as crianças tiveram uma experiência emocionante e fascinante. Elas conseguiram sentir uma conexão especial com o passado ao descobrirem os itens que foram deixados lá anos atrás, que as ajudaram a entender melhor a história da Chiquinha Gonzaga e ter contato com o que fez parte de sua vida, despertando assim a curiosidade sobre como era a vida naquela época e promover reflexões sobre o tempo e a história. Além disso, foi uma grande oportunidade para as crianças deixarem sua própria marca para ser descoberta no futuro.

 

Professoras do Infantil 2

VIAJANDO NO TEMPO: EXPLORANDO O PASSADO ATRAVÉS DAS CÁPSULAS DO TEMPO COM AS TURMAS DO INFANTIL 2 (9 Fotos)