Processo Seletivo para Novos Alunos 2022
Objetos de Conhecimento ( Conteúdos)
Ensino Fundamental- anos iniciais
1º ano EFI
Língua Portuguesa
• Escrita espontânea,
• Leitura e reconhecimento de: listas, placas, rótulos, bilhete, parlenda e convite,
• Sequência alfabética.
Matemática
• Sequência numérica até 20,
• Quantificação até 20,
• Reconhecimento de figuras planas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo,
• Noções matemáticas: maior/menor, grande/pequeno, alto/baixo, grosso/fino, estreito/largo...
2º ano EFI
Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para a série anterior,
• Produção de pequeno texto ou parágrafo-resposta,
• Leitura e reconhecimento de: listas, placas, rótulos, bilhete, parlenda e convite,
• Reconhecimento de sinais gráficos de pontuação,
• Reconhecimento de ordem alfabética,
• Reconhecimento de unidades fonológicas como: rimas, sílabas e palavras.
Matemática
• Todos os itens descritos para a série anterior,
• Classificação e sequência de coleções,
• Identificação de quantidades,
• Identificação e leitura de números até 50,
• Sequência numérica,
• Conceitos de adição e subtração (registro com desenhos e resposta),
• Sistema de numeração decimal (material dourado),
• Calendário: rotinas, dias, meses e semanas,
• Reconhecimento de figuras planas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo,
• Noções de localização e orientação espacial: dentro, fora, longe, perto, ao lado, esquerda,direita, etc.
3º ano EFI
Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para a série anterior,
• Comunicação, por escrito, de informações, pensamentos e ideias,
• Leitura e reconhecimento de: convite e bilhete, legenda, tirinha, literário e poema,
• Habilidades de leitura: localização de informações explícitas no texto, compreensão, interpretação e
inferência de significado com base no contexto,
• Produção de textos escritos ou parágrafo-resposta observando clareza, uso adequado de maiúsculas e
minúsculas, estruturação de frases, sinais básicos de pontuação e ortografia,
• Reconhecer personagens, enredo e partes de uma história,
• Reconhecimento de sinais gráficos de pontuação e uso da pontuação para a produção de sentido,
• Antônimos e sinônimos,
• Substantivos,
• Aumentativo e diminutivo,
• Singular e plural,
• Separação silábica.
Matemática
• Todos os itens descritos para a série anterior,
• Escrita de números por extenso até 999,
• Números pares e ímpares,
• Números ordinais,
• Resolução de situações-problema,
• Adição e subtração com e sem reagrupamento,
• Ordem crescente e ordem decrescente,
• Identificar horas exatas e indicar a duração de intervalos de tempo no relógio analógico no formato de
horas,
• Medidas de comprimento: metro e centímetro,
• Medidas de massa: grama e quilograma,
• Sistema monetário brasileiro: cédulas e moedas.
4º ano EFI
Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para as séries anteriores,
• Leitura e reconhecimento de textos: narrativos, literários, história em quadrinhos,relato de memória,
cartão postal e entrevista,
• Identificar elementos da narrativa: personagens, tempo e sequência,
• Encontro vocálico,
• Encontro consonantal e dígrafos,
• Adjetivos,
• Acentuação gráfica.
Matemática
• Todos os itens descritos para as séries anteriores,
• Números naturais do 0 a 9.999,
• Resolução de situações-problema envolvendo adição e, subtração com e sem reagrupamento,
• Multiplicação,
• Noções de dobro, triplo e quádruplo,
• Números ordinais,
• Composição e decomposição de números naturais,
• Medidas de capacidade: litro e mililitro,
• Temperatura,
• Reconhecimento de sólidos geométricos: cilindro, paralelepípedo, cubo, cone, esfera, pirâmides
(semelhanças e diferenças),
• Atributos e reconhecimento de sólidos geométricos em objetos da vida real,
• Simetria,
• Interpretação de tabelas e gráficos.
5º ano EFI
Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para as séries anteriores.
• Leitura e reconhecimento de textos: narrativos, literários, poemas e fábulas,
•Verbo.
Matemática
• Todos os itens descritos para as séries anteriores,
• Números naturais do 0 a 999.999,
• Resolução de situações-problema envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão,
• Operações envolvendo quantias em dinheiro,
• Ângulos,
• Reconhecimento de poliedros: cubo, paralelepípedo, pirâmide e prismas (semelhanças e
diferenças),
• Faces, vértices e arestas.
Processo Seletivo para Novos Alunos Alunos 2022
Objetos de Conhecimento ( Conteúdos)
Ensino Fundamental- anos finais (6º ao 9º anos)
Redação: para todos os anos de escolaridade do EF II será solicitado um texto
narrativo com o tema proposto contextualizado.
→ Para todos os anos de escolaridade do EFII, a prova de Língua Portuguesa conterá
questões relativas à Gramática e à Interpretação de texto.
Para esta prova, o candidato deverá apresentar as seguintes habilidades:
• Localizar informações explícitas em um texto.
• Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.
• Inferir uma informação implícita em um texto.
• Identificar o tema de um texto.
• Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
• Interpretar textos multimodais (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
• Identificar a intencionalidade de diferentes gêneros textuais.
• Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de
textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi
produzido e daquelas em que será recebido.
• Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo
fato ou ao mesmo tema.
• Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade deste.
• Estabelecer relação causa-consequência entre as partes e os elementos do
texto.
• Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por
conjunções, advérbios, etc.
• Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.
• Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras
notações.
• Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada
palavra ou de uma expressão.
• Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos
ortográficos e / ou morfossintáticos.
6º ano
Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para os anos anteriores.
• Interpretação de diferentes gêneros textuais como: contos; cartas pessoais;lendas e mitos; memórias literárias; tirinhas; notícias; relato pessoal; relato de campo e crônicas.
• Ortografia e fonética: noções gerais
• Divisão silábica, sílaba tônica e acentuação gráfica (sem regras).
• Classes de palavras:
• Substantivos;
• Adjetivos;
• Artigos;
• Numerais;
• Pronomes pessoais retos;
• Verbos no modo indicativo.
Matemática
• Todos os itens descritos para os anos anteriores.
• Números naturais: as quatro operações, incluindo divisão não exata
• Frações: adição e subtração, comparação e cálculo de frações de quantidade
• Números decimais: adição, subtração e comparação
• Medidas de comprimento: metro, centímetro, milímetro e quilômetro e cálculo de perímetro
• Medidas de tempo: segundo, minuto, hora, dia, semana, mês e ano
• Medidas de massa: grama, miligrama, quilograma e tonelada
• Medidas de capacidade: litro e mililitro
7° ano
Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para o ano anterior.
• Interpretação de diferentes gêneros textuais, como como conto, notícia, tirinha, carta, crônica, reportagem, relato de viagem, relato pessoal ...
• Classes variáveis: substantivo, adjetivo/locução adjetiva, artigo, numeral, pronome (possessivo e demonstrativo) e verbo (modo indicativo);
• Funções sintáticas: termos ligados aos nomes e aos verbos (sujeito, predicado, transitividade verbal, complementos verbais, verbos de ligação, predicativo do sujeito, complemento nominal, adjunto adverbial e adjunto adnominal).
Matemática:
• Todos os itens descritos para o ano anterior.
• Frações: as quatro operações, tipos de frações, números mistos e frações equivalentes.
• Porcentagem: cálculo de porcentagem, conversão de fração em porcentagem e porcentagem na forma decimal.
• Medidas de tempo, massa e comprimento: unidades, transformação de unidades, adição e subtração.
• Medidas de áreas: metro quadrado e centímetro quadrado.
• Geometria plana: perímetro e área de quadrados, retângulos e triângulos.
• Divisibilidade, números primos, múltiplos e divisores, decomposição em fatores primos.
8° ano
Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para o ano anterior.
• Interpretação de diferentes gêneros textuais, como carta pessoal, poema, letra de música, tirinha, notícia, crônica argumentativa, carta aberta, relato de viagem, relato pessoal, biografia, conto ....
• Identificação de sujeito e predicado e seus tipos
• Aposto e vocativo.
• Figuras de sintaxe, verbo de ligação e predicativo do sujeito
Matemática
• Todos os itens descritos para o ano anterior.
• Porcentagem
• Quadrado e triângulo equilátero
• Soma das medidas dos ângulos internos do triângulo
• Problemas envolvendo grandezas diretamente e inversamente proporcionais
• Equações do 1º grau
• Operações com números inteiros
• Volume de blocos retangulares
9° ano
Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para os anos anteriores.
• Interpretação de diferentes gêneros textuais, como crônica narrativa, texto dissertativo, notícia, relato pessoal, cartaz, tirinha, revista em quadrinhos...
• Pronomes relativos;
• Vozes verbais;
• Formação de palavras.
• Sujeito / predicado (identificação e classificação);
• Termos ligados ao nome;
• Termos ligados ao verbo.
• Período composto por subordinação.
Matemática
• Todos os itens descritos para as séries anteriores.
• Cálculo Algébrico: Expressões algébricas, monômios e Polinômios.
• Resolução de equações do 1º e do 2º grau.
• Resolução de problemas envolvendo equações do 1º e do 2º grau.
• Geometria plana: estudo completo dos triângulos – classificação, cevianas e pontos notáveis, semelhança e congruência.
• Produtos notáveis e fatoração
Processo Seletivo para Novos Alunos Alunos 2022
Objetos de Conhecimento ( Conteúdos)
Ensino Médio
Redação: para todos os anos de escolaridade do EM será solicitado um texto dissertativo com o tema proposto contextualizado.
1º ano
Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para as séries anteriores.
• Interpretação de diferentes gêneros textuais, como artigo de opinião, relato pessoal, texto dissertativo, tirinha, notícia, cartaz, infográfico...
• Regência verbal e nominal;
• Crase;
• Concordância verbal e nominal.
Matemática
• Todos os itens descritos para as séries anteriores.
• Cálculo Algébrico: Produtos notáveis, Fatoração e Simplificação de Fração Algébrica.
• Geometria plana: polígonos, círculo e circunferência, Teorema de Tales, semelhança de triângulos, relações métricas e razões trigonométricas no triângulo retângulo, perímetro e área de figuras planas.
• Racionalização de denominadores.
• Conjuntos e funções: conceitos e propriedades.
• Estudo completo das seguintes funções: polinomial de 1º e 2º graus (gráficos, determinação das raízes, análise de sinal e resolução de equações, inequações e sistemas).
2° ano
Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para as séries anteriores.
• Interpretação de diferentes gêneros textuais, como texto dissertativo argumentativo, artigo de opinião, crônica, poema, conto, tirinha, notícia, infográfico...
• Coordenação;
• Subordinação.
Matemática
• Todos os itens descritos para as séries anteriores.
• Estudo completo das seguintes funções: modular, exponencial, logarítmica (gráficos, determinação das raízes, análise de sinal e resolução de equações e inequações e sistemas).
3° ano
Língua Portuguesa
• Todo o conteúdo acima descrito.
Matemática
• Todos os itens descritos para as séries anteriores.
• Estudo completo das funções trigonométricas;
• Sequências e progressões aritméticas e geométricas;
• Matrizes, determinantes e sistemas lineares;
• Análise combinatória;
• Geometria espacial.