No dia 04 de outubro de 2025, no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo (MG) foi celebrada a Festa Inspetorial da Gratidão com o tema: “Gratidão nas trilhas da Esperança”.
Na espiritualidade salesiana, a Festa da Gratidão é uma tradição preciosa, um momento sagrado de espírito de família, um sinal vivo de comunhão. Para nós, a Festa da Gratidão tem um valor educativo extraordinário. Ela nos lembra que cada evento e cada necessidade da vida é uma oportunidade para expressar gratidão. A gratidão é uma memória que nos ajuda a superar as dificuldades e nos permite viver com mais alegria.
A Celebração da Gratidão deste ano foi realmente especial, pois aconteceu na atmosfera sagrada do Ano Jubilar, tempo de graça que nos convida a reavivar a esperança na nossa vida e na nossa missão; fazendo-nos “Peregrinos da Esperança”, ou seja, buscadores de Deus, do infinito na nossa vida cotidiana e na preparação à canonização de uma Irmã do nosso Instituto, a Bem-aventurada Maria Troncatti, um dom e um chamado à santidade.
Ao longo do ano o Senhor concedeu-nos viver experiências significativas que alimentam a esperança e geram vida. Assim, com o coração agradecido louvamos a Deus pelos inúmeros benefícios que Ele derrama continuamente na nossa vida, na vida de nossas famílias, nas nossas comunidades religiosas e educativas, na Inspetoria, no Instituto, na Igreja e na história. Louvamos pelo "sim" generoso da nossa Inspetora, Ir. Teresinha Ambrosim, que com tanta dedicação e disponibilidade vive o serviço de animação e governo.
A Festa da Gratidão teve início com a Celebração Eucarística, onde levou-se ao altar flores, simbolizando a beleza da unidade na diversidade entre as comunidades da Inspetoria. Na oração, em clima familiar, foram recordados todos os membros das realidades nas quais nos encontramos. Logo após visitamos a Sala dos Presentes enviados pelas Comunidades. E concluímos a manhã com o almoço festivo.
Na parte da tarde fomos presenteadas com o teatro “A ti as confio”, preparado pela Comunidade da Casa de Formação, Santa Teresa. O chamado: “A ti as Confio”, que mudou a vida de Madre Mazzarello, continua a ressoar ao longo da história das nossas comunidades e a dar a cada FMA, a cada comunidade educativa, respiro de universalidade. Se olhamos para as origens percebemos como a santidade vivida por Madre Mazzarello, pelas primeiras Irmãs, pelas jovens, é uma santidade de rosto missionário. Em seguida participamos de um divertido bingo dançante, animado pela Ir. Ana Maria Cordeiro. A festa foi encerrada com o momento orante: “Caminhos de Vida, Memórias do Coração”, conduzido pela Ir. Jane Maria da Silva. Celebramos este dia com espírito de gratidão, alegria e esperança.
- - - - - - - - - -
Por Ir. Jane Maria da Silva