Notícias

Boas Práticas da ENSA no período de distanciamento social

Confira algumas boas práticas realizadas neste período de distanciamento social

 

A equipe da Ensa tem se reinventado a cada dia e construído soluções criativas e respeitosas para o ensino remoto, mantendo um forte vínculo com os estudantes e as famílias. Hoje separamos algumas boas práticas desenvolvidas nas aulas on-line. Confira abaixo.

 

Sítio do Pica Pau Amarelo é tema de aula do Infantil 3

A aula foi realizada a partir da coleção Girolhar - Edebê e encantou os alunos do Infantil 3, da professora Dirma Maria Fernandes. O objetivo foi explorar a imaginação e o mundo do faz-de-conta, através do tema Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

Com a prática, foram criadas situações investigativas para movimentar o corpo das crianças, elas ainda foram instigadas a descobrir o mistério do pó de Pirlimpimpim e a comparar a cozinha da Tia Nastácia com a da casa em que vivem. Além disso, analisaram e desenvolveram receitas, explorando diferentes sons produzidos pelos utensílios domésticos.

 

Retextualização de livros em um novo gênero, oWebtoon

Nesta aula os alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio leram, respectivamente, os livros “Sociedade literária e a torta de casca de batata” e “O homem de giz”. Em seguida, divididos em grupos de quatro, fizeram o resumo das histórias, transformando-as em roteiros, estes adaptados posteriormente a um novo gênero, o HQ online (ou webtoons).

O objetivo da prática foi o desenvolvimento da habilidade criativa dos alunos ao desenvolverem os quadrinhos segundo o pronto de vista de cada um sobre as histórias lidas.

Foram trabalhados os componentes da Língua Portuguesa e Literatura e os estudantes utilizaram recursos digitais para estruturar a história e, assim, apropriarem-se do conteúdo para a realização do processo de retextualização.

 

Confecção do Globo Terrestre em Balão

Mais uma aula on-line divertida. Desta vez a prática foi de Geografia, com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I. O objetivo era compreender a superfície da Terra, perceber e identificar a disposição dos continentes e oceanos ao redor do globo.

Os estudantes confeccionaram um globo terrestre numa bexiga/ balão de aniversário. Eles fizeram a colagem dos continentes um a um, levando em consideração as referências geográficas de localização, direção e espaço entre os territórios pelos oceanos.

Houve ampla participação e interesse dos alunos, além da ajuda dos pais e responsáveis. Ao fim, todos demonstraram satisfação e agradecimentos pela aula, até mesmo nas redes sociais.

 

Produzindo um ZINE

Nesta aula Língua Portuguesa os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, a partir da leitura do livro “Muito mais que o acaso”, escolheram um tema, pesquisaram e produziram um Zine. Trata-se de um tipo de revista, meio de divulgação de trabalhos literários.

Posteriormente, para a entrega do trabalho, os estudantes gravaram um vídeo curto para exibir seu Zine e explicaram a escolha do tema. Houve um engajamento da grande maioria dos alunos e muitos reportaram que gostaram bastante de produzir o material, pois era uma forma diferente de se entregar uma atividade avaliativa.

 

Produzindo MEMES

Mais uma prática especial, esta desenvolvida com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. O propósito foi realizar a retextualização de conteúdos trabalhados na aula de Língua Portuguesa para o formato de MEMES.

A partir de três conteúdos trabalhados nas aulas - orações subordinadas substantivas, ambiguidade e redundância -, os alunos tiveram que escolher um ou mais temas para produzir pelo menos um meme de cada.

A atividade foi bem empolgante, já que está relacionada a um gênero textual bem presente no cotidiano dos jovens.

 

The Classroom and its colors

Por último, citamos esta prática de Inglês, do 1º ano do Ensino Fundamental I. O objetivo da aula foi praticar o vocabulário com variados recursos visuais. Isto para que os estudantes pudessem associar os sons das palavras com imagens que as representem.

O vocabulário foi praticado juntamente com a professora por meio da repetição (drills). Durante a aula também foram feitas dinâmicas. Além disso, para reforçar ainda mais o aprendizado, foi enviado por e-mail um jogo de memória, uma atividade que pode ser realizada em família como um passatempo e também com intuito pedagógico.

Os alunos foram muito participativos e demonstraram bastante interesse durante a atividade. Acreditamos que os recursos visuais, principalmente no que diz respeito ao ensino para crianças, faz toda a diferença no sentido de chamar a atenção delas. Ter uma variedade de atividades também é válido no sentido de motivá-las.