Notícias

Ensa completa 125 anos e comemora o protagonismo da escola na pedagogia Salesiana

Escola de Ponte Nova foi uma das primeiras escolas das Filhas de Maria Auxiliadora

A Ensa completa no próximo dia 11 de abril 125 anos de existência. Uma data que merece muitas comemorações, mas em meio à pandemia as festividades do aniversário terão que ser adiadas. Mas a escola está preparando uma acolhida especial que será realizada na próxima segunda-feira (12/4) com todos os alunos. Será um momento de oração e de agradecimento pela trajetória de sucesso da instituição. 

A história da Ensa começa lá no século XIX, mais especificamente em 11 de abril de 1896. Foi neste dia que um grupo de Irmãs Salesianas fundou em terras ponte-novenses o Instituto de Educação Maria Auxiliadora. Quase um ano depois, o instituto passou a se chamar Escola Nossa Senhora Auxiliadora (Ensa). A instituição ficou marcada por ser a primeira “Escola Normal” de Minas Gerais e uma das primeiras escolas salesianas das Filhas de Maria Auxiliadora. Um protagonismo que enche de orgulho os conterrâneos. 

Nestes 125 anos, a Ensa assumiu por diversas vezes o papel de protagonista em muitos momentos importantes na educação dos jovens. Inspirada nos sonhos de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a Ensa sempre colocou como pauta do processo de aprendizagem os valores e princípios que estimulam o desenvolvimento integral dos alunos.

“Uma escola que sempre buscou oferecer mais do que um bom ensino. Sempre pensou em educar o jovem para que este se tornasse capaz de exercer sua cidadania na construção de um mundo solidário. Uma escola que busca, além do bom ensino, a formação de princípios e valores”, ressalta a Diretora Institucional Irmã Áurea Martins. 

Para a Diretora Pedagógica, Maria das Graças L.N. Pinheiro (Dace), a Ensa “tem um projeto educativo que responde às expectativas da sociedade, que prepara crianças e jovens para os grandes desafios da vida”. 

Além do ensino tradicional, a Ensa sempre se destacou por ser uma escola incentivadora das artes, buscando explorar os talentos individuais de cada aluno, seja na dança, na música, no teatro ou no esporte. A professora Marina Carvalho diz que a escola “tem um carisma que contagia, além da seriedade com os processos educacionais e com a formação das crianças e jovens”. 

Trabalhando há mais de 30 anos na escola, a colaboradora Rosa Bárbara, também fez questão de falar sobre os 125 anos. “Neste tempo pude conquistar amizades e, sobretudo, pude construir a minha história. Não é necessário escolher muitas palavras para descrever o carinho e a admiração que tenho por todos os funcionários que compõem este time maravilhoso”. 

No papel de ex-aluna e também de mãe de aluno, a ponte-novense Renata de Freitas Carvalho relembra de forma saudosa da sua passagem pela escola. “Estudei inesquecíveis 13 anos na escola. Quanta honra! Hoje, mesmo após 25 anos de formada, a Ensa ainda vive em mim. Meus filhos que lá estudam, os amigos que conquistei, os jogos de ex-alunos, nosso baile de 120 anos, as instalações impecáveis que sempre me remetem ao gostoso passado”. 

Roberto Elísio, que é aluno do 3º ano do Ensino Médio, também parabenizou o colégio. “Essa instituição não só direciona os alunos a um excelente desempenho acadêmico, mas também a levar uma vida ética, honesta e filantrópica. Particularmente, não sei que tipo de pessoa seria hoje se não fosse por toda uma base educacional e social promovida por essa escola. Merece todos os aplausos e congratulações”, disse. 

São muitas memórias e histórias. São 125 anos tendo como norte valores muito importantes, como o conhecimento, a formação, a ética, a fé, o acolhimento e a busca por uma formação humana e cristã. 

Em nome de toda a equipe gestora do colégio, a Irmã Áurea fez um agradecimento especial. “A Direção da Ensa tem orgulho de fazer uma gestão compartilhada junto a uma equipe gestora competente e capaz de dar o dinamismo próprio que a escola salesiana e a sociedade necessitam. Fica aqui um agradecimento especial aos pais e responsáveis ​​pelos alunos. E também à comunidade ponte-novense e de toda a região, que sempre abraçou e confiou no projeto educativo da Ensa. Somos gratos por tudo e temos muito orgulho desta história”.