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Ensa prepara-se para o Novo Ensino Médio

Nova proposta de ensino vai focar no protagonismo juvenil e na formação integral dos jovens

A Escola Nossa Senhora Auxiliadora (Ensa) está se preparando para iniciar o ano letivo de 2022 e a grande novidade para o começo deste 1º semestre é a chegada do Novo Ensino Médio. As matrículas na escola continuam abertas e as aulas vão ser iniciadas a partir do dia 2 de fevereiro. 

O Novo Ensino Médio será implantado em todas as escolas do Brasil de forma gradativa. Na Ensa, assim como em todas as escolas salesianas, a proposta já começa a valer a partir do próximo mês. 

As mudanças buscam sintonizar as escolas de Ensino Médio – pública e privada – com as exigências da sociedade contemporânea e com as expectativas dessa geração do século XXI. Para isso, a proposta é oferecer um Ensino Médio que possibilite não só melhorar a qualidade de aprendizagem dos estudantes, como também proporcionar maior autonomia, protagonismo e engajamento dos adolescentes e jovens na construção do seu projeto de vida, de maneira que possam levar para a vida o que aprenderam na escola e, assim, contribuírem mais e melhor com a construção de uma sociedade mais humana, solidária e cidadã.

“Toda a equipe gestora da escola está muito ansiosa com o início do ano letivo e na expectativa para colocar em prática as mudanças que estão sendo propostas aos alunos que vão cursar o Ensino Médio”, falou a Irmã Áurea Martins, Diretora Institucional da Ensa.    

A respeito do material didático que os estudantes do Ensino Médio vão trabalhar ao longo do ano, a diretora pontuou.  “A Coleção Passaporte foi desenvolvida com o objetivo de promover o protagonismo juvenil e a formação integral dos jovens, auxiliando os estudantes na construção de seu projeto de vida”. 

A principal mudança é que o Novo Ensino Médio terá duas partes bem estruturadas. A primeira é uma parte comum nacional, denominada Formação Geral Básica (FGB). Essa parte foi determinada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento oficial, com força de lei, que definiu uma matriz de habilidades e competências para as quatro Áreas de Conhecimento, a serem desenvolvidas nos sistemas – público e privado – de ensino médio, em todo o território brasileiro.

A segunda parte é a estrutura flexível do currículo para atender não só às expectativas dos estudantes, com possibilidades de escolhas, mas também às questões dos contextos locais e regionais onde o estudante vive. Trata-se dos Itinerários Formativos. É nessa parte que os estudantes poderão se aprofundar em uma ou mais Áreas do Conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional, de acordo com seus interesses e capacidade de oferta das escolas/redes.

Segundo a Diretora Pedagógica do colégio, Maria das Graças L. N. Pinheiro (Dace), além do material impresso, a Coleção Passaporte apresenta material digital com questões inéditas do Enem e dos principais vestibulares do país, além de outros recursos educacionais. “Essa é a etapa final da educação básica. E a escola propõe a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos, a preparação básica para o trabalho e a cidadania do estudante. 

Os pais e responsáveis dos estudantes que ainda não foram matriculados podem procurar a secretaria do colégio para informações sobre o processo de inscrição dos alunos.