Notícias

BRINCANDO E APRENDENDO: O BOLICHE DOS NOMES

Uma atividade lúdica que estimula o desenvolvimento e promove a identidade infantil.

As crianças do Infantil 1 descobriram que Van Gogh adorava brincar de bolinha de gude com seus irmãos e que, há muito tempo, as crianças se divertiam com brinquedos que muitas vezes elas mesmas confeccionavam. Após uma roda de conversa, elas compartilharam as brincadeiras de que mais gostam e foram convidadas a criar um brinquedo: o boliche dos nomes!

Explicamos que elas precisariam arrecadar latas para o boliche, e que cada lata teria o nome de uma criança. Durante o jogo, ao derrubar as latas, deveríamos dizer os nomes escritos nelas. A turma adorou a ideia! Após reunir as latas, iniciamos a produção, pintando, decorando e colocando os nomes em cada uma.

Antes de começar a brincadeira, organizamos uma roda de conversa sobre a importância dos nomes, explicando que eles nos identificam como pessoas. Falamos também sobre o uso do sobrenome para diferenciar crianças com nomes iguais.

Com os times organizados, começamos a jogar. Foi um momento de muita diversão e partilha, respeitando a vez de cada um e torcendo para que todos acertassem as latas. O jogo do boliche dos nomes foi muito significativo para as crianças, pois além de ser uma brincadeira divertida, ele trabalha aspectos essenciais no desenvolvimento infantil, como a coordenação motora ampla, a noção espacial e o equilíbrio. Além disso, o jogo estimula a socialização, a cooperação e o respeito às regras, promovendo momentos de interação e construção de vínculos entre as crianças.

Ao final, elas descobriram que poderiam usar suas latas do boliche dos nomes para guardar pequenos tesouros, como folhas, flores, pedrinhas ou outros objetos especiais.

 

Professora Vanessa Alves Dias

 

Fotos: Aládia Cristina Rosa Grispe, Cristiane Alves Ferreira, Isabela Ferreira de Melo e Vanessa Alves Dias

BRINCANDO E APRENDENDO: O BOLICHE DOS NOMES (12 Fotos)