No contexto do 4º giro “Dançar e brincar é só começar”, as turmas do Infantil 2 exploraram e experimentaram movimentos de diversas danças de forma lúdica. As crianças se envolveram com danças como a chula, o balé e o sapateado, além de terem participado de vivências como a dança na chuva e a confecção de sapatos de barulhar.
Essas propostas não apenas ampliaram o repertório cultural das crianças, mas também favoreceram significativamente o desenvolvimento musical e corporal. Ao experimentar movimentos variados e ritmos distintos, as crianças aprimoraram sua coordenação motora grossa e fina.
No aspecto musical, a dança promove uma compreensão mais profunda dos conceitos de ritmo e melodia. A prática de diferentes estilos e a criação de sapatos que produziam sons permitiram às crianças explorar e internalizar os fundamentos da música de maneira concreta e envolvente. A música e a dança, juntas, ajudaram a reforçar a percepção auditiva e a expressão emocional, além de estimular a criatividade.
O envolvimento com essas atividades ofereceu um valioso meio para que as crianças explorassem e compreendessem outras culturas. A introdução a danças de diferentes origens permitiu que desenvolvessem um respeito e uma apreciação pela diversidade cultural desde cedo. Essa compreensão multicultural não só enriqueceu a visão de mundo das crianças, mas também promoveu um senso de inclusão e empatia.
Em suma, as atividades propostas no giro “Dançar e brincar é só começar” foram muito mais do que simples momentos de diversão, elas serviram como ferramentas poderosas para o desenvolvimento integral das crianças, combinando crescimento físico, cognitivo e social com uma apreciação cultural mais ampla.
Professora Hellen Cristyna de Souza
Rose Nunes - Coordenadora Pedagógica
Fotos: Hellen Cristyna de Souza, Kamila Alves de Queiroz, Letícia Carvalho S. Rafael e Mariah Santana Barboza