ENSINO FUNDAMENTAL II

 

O Ensino Fundamental II é a etapa educacional que atende alunos entre 11 e 14 anos, sendo fundamental na formação de competências e habilidades essenciais para a vida. Nessa fase, os estudantes começam a desenvolver habilidades mais complexas, se tornam mais autônomos e críticos, preparando-se para os desafios do Ensino Médio e da sociedade.

Durante o Ensino Fundamental II, os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em diversos componentes curriculares, como: Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Geometria, Ciências, História, Geografia, Robótica, Arte, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física, Ensino Religioso e, para o 9º ano, temos ainda: Biologia, Física e Química. Cada componente é abordado de forma dinâmica e interativa, estimulando o pensamento crítico, a reflexão, o diálogo e a curiosidade dos estudantes. Além disso, as atividades interdisciplinares promovem a conexão entre diferentes áreas do conhecimento, enriquecendo ainda mais o aprendizado.

A metodologia adotada nesta fase é voltada para a participação ativa dos alunos. Aulas práticas, projetos em grupo e o uso de tecnologias educacionais são algumas das estratégias utilizadas para tornar o aprendizado mais envolvente e significativo. Os professores atuam como mediadores, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e a desenvolverem sua autonomia.

O Ensino Fundamental II também tem um papel importante na formação da cidadania. Os alunos são estimulados a refletir sobre questões sociais e éticas, desenvolvendo um senso crítico que os prepara para se tornarem cidadãos conscientes e responsáveis.

Toda essa proposta está alinhada às competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas competências visam preparar os alunos para os desafios do século XXI, promovendo uma formação integral e cidadã.

Aqui estão as principais competências da BNCC para o Ensino Fundamental II:

  1. Conhecimento: Utilizar diferentes linguagens e códigos, como a Matemática, a linguagem verbal e a visual, para compreender e se expressar em diversas situações.
  2. Pensamento Crítico: Desenvolver a capacidade de analisar informações, formular hipóteses e argumentar de maneira lógica e coerente.
  3. Cultura Digital: Utilizar as tecnologias da informação e comunicação de maneira crítica e ética, reconhecendo seu impacto na vida cotidiana.
  4. Autonomia: Assumir responsabilidades sobre sua própria aprendizagem, sendo capaz de planejar, monitorar e avaliar seu processo educativo.
  5. Empatia e Colaboração: Trabalhar em grupo, respeitando a diversidade e colaborando com os outros em busca de objetivos comuns.
  6. Responsabilidade Social: Compreender a importância da cidadania ativa, participando de forma consciente na sociedade, valorizando a ética e o respeito aos direitos humanos.
  7. Sustentabilidade: Desenvolver uma consciência crítica sobre questões ambientais e sociais, buscando soluções que promovam um futuro sustentável.
  8. Criatividade: Estimular a inovação e a originalidade na resolução de problemas, incentivando a expressão artística e a realização de projetos criativos.

Essas competências visam garantir que os alunos do Ensino Fundamental II estejam preparados não apenas academicamente, mas também como cidadãos ativos e conscientes no mundo contemporâneo.

Como Escola Confessional Católica, nossa proposta pedagógica vai além da transmissão de conhecimentos, pois ela é voltada para a formação integral dos alunos, onde buscamos desenvolver não apenas habilidades acadêmicas, mas também valores humanos, éticos e espirituais.

Aqui cada aluno é visto como um ser único, com potencialidades a serem desenvolvidas.

 


  

 

A Coleção Rotas, para os Anos Finais do Ensino Fundamental, é um material alinhado à BNCC e relacionado ao projeto de educação que coloca o estudante como protagonista de sua aprendizagem. Rotas sinalizam caminhos para alcançar sonhos, a descoberta de novos horizontes. A Coleção proporciona uma incrível bagagem de conhecimento científico, repertório cultural, inteligência socioemocional e habilidades para vida que se conectam e possibilitam a realização de grandes escolhas.

 

 

Um dos diferenciais da coleção são os Cadernos de Atividades:

  • Objetivo: sistematizar os objetos de conhecimento de cada capítulo.
  • Material consumível.
  • Pode ser utilizado como revisão.
  • No final de cada capítulo do caderno de atividades do material de Língua Portuguesa, há uma folha para produção textual e uma grade (régua) com critérios de correção.

 


  

 

  • Participação e destaque nas Olimpíadas Nacionais (OBA, OBMEP, ONC, ONH)
  • Visitas técnicas pedagógico-culturais
  • PROERD – Parceria com a Polícia Militar
  • Acolhidas
  • Momentos de espiritualidade e formação
  • Projetos interdisciplinares
  • FESC – Feira Salesiana do Conhecimento
  • Projeto de Literatura com aprofundamento das obras literárias
  • Viagens pedagógico-culturais
  • Aulas de laboratório 

 


  

 

  • Palestras contextualizadas
  • Encontros de Formação
  • Festa de Maria
  • Festa da Família
  • Jogos Internos / Jogos Mazzarello
  • Torneio de Robótica
  • Lançamento da ITVeja
  • Apresentação dos TCC’s
  • Fórum de Boas Práticas – Pacto Educativo Global

 


  

 

  • Jardim do Amanhã – Horta do ITV
  • Laboratório de Robótica
  • Laboratório Científico e Tecnológico
  • Biblioteca
  • Recanto – Espaço recreativo e pedagógico
  • Cozinha experimental
  • Ateliê de Artes
  • Ginásio / Quadras
  • Auditório

 


  

 

  • Plantão de dúvidas
  • Treinos esportivos
  • Teatro