Notícias

Ensa celebra “Dia do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora” com homenagens às Irmãs

Instituto completou 147 anos no dia 05 de agosto

A Ensa celebrou, no dia 05 de agosto, o Dia do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, que completou, nesta segunda-feira, 147 anos de fundação.  Alunos e professores participaram - no período da manhã e da tarde – de uma acolhida com homenagens a todas as Irmãs do colégio. A data celebra o início do trabalho educativo e evangelizador realizado hoje pelas Irmãs Salesianas.

Durante as acolhidas, os alunos cantaram, interpretaram, apresentaram paródias e relataram a biografia de cada Irmã Salesiana que hoje atua na Ensa. “Foi um dia de muitas homenagens. Dia de agradecer a presença de todas as Irmãs aqui em Ponte Nova, que fazem a diferença na formação dos educadores e dos nossos jovens”, relatou a diretora pedagógica Maria das Graças L. N. Ferreira.

Além da acolhida, os professores também homenagearam as Irmãs com um cartão especial alusivo à data comemorativa. O dia foi encerrado com um café entre as Irmãs e a equipe gestora da escola.

Instituto Filhas de Maria Auxiliadora

No dia 5 de agosto de 1872, em Mornese, na Itália, 11 jovens entregavam-se a Deus, iniciando assim o Instituto Filhas de Maria Auxiliadora, que se tornaria internacional.

Hoje, ele está presente em 94 nações, nos cinco continentes. As irmãs atuam em escolas, centros de formação profissional, casas-lares, obras para meninas de rua, associações para o tempo livre, voluntariado, catequese, obras de primeira evangelização, trabalho com indígenas, obras de promoção da mulher, atividades de microcrédito e microeconomia, entre outras.

Um trabalho que teve início com a vontade de Dom Bosco em criar um instituto feminino que pudesse realizar o trabalho educativo e evangelizador que já era promovido para os meninos.

Ao conhecer Maria Domingas Mazzarello e o trabalho que ela realizava, enxergou a possibilidade de tornar seu sonho realidade. Madre Mazzarello foi a co-fundadora e primeira diretora do Instituto.

Dia do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (27 Fotos)