Notícias

ENSA realiza duas formações pedagógicas simultâneas para professores de diferentes segmentos

As capacitações tiveram como objetivo o aprimoramento de práticas pedagógicas

Em 16/03, a ENSA promoveu duas formações pedagógicas simultâneas, abrangendo diferentes segmentos de ensino. Enquanto os professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental participavam de uma capacitação conduzida pela psicopedagoga e neuropsicóloga Bruna Trevizano, os docentes do Ensino Fundamental II (anos finais) e do Ensino Médio foram guiados por Henrique Lisboa, consultor pedagógico do Colégio Bernoulli, de Belo Horizonte.

Durante a formação destinada aos educadores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a pedagoga Bruna Trevizano abordou temas relacionados ao desenvolvimento global das crianças, pontuando o comportamento delas e o que se pode esperar das crianças em cada faixa etária.

Segundo a Diretora Pedagógica da ENSA, Marina Alves, o foco dessa reunião foi discutir tipos de atividades que as crianças estão aptas a fazer e quais habilidades elas costumam desenvolver nessa fase escolar. Além disso, a nova Coordenadora Pedagógica da ENSA, Júlia Reis, compartilhou habilidades fundamentais voltadas para esse público específico, enfatizando aspectos pedagógicos e sociais essenciais para a faixa etária.

Por outro lado, os professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio foram contemplados com uma formação ministrada por Henrique Lisboa. O consultor pedagógico destacou a Metodologia da Teoria de Resposta ao Item, um processo fundamental na construção das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Trata-se de um método estatístico aplicado em provas e questionários das mais diferentes áreas.

Lisboa também apresentou a plataforma educacional do Colégio Bernoulli, ressaltando a importância do simulado oferecido pela instituição para a preparação dos alunos. Atualmente, alunos do 3º ano do Ensino Médio da ENSA utilizam o mesmo material pedagógico do Bernoulli em sala de aula. Essas formações evidenciam o compromisso da ENSA com a constante atualização e aprimoramento das práticas pedagógicas, visando oferecer uma educação de qualidade e alinhada às demandas do mundo contemporâneo.

Formações pedagógicas - 2024 (6 Fotos)