EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS - 2022

 

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS - 2022

A Escola Nossa Senhora Auxiliadora comunica que o Processo de Admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2022 está aberto para as turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Para as turmas da Educação Infantil não há processo seletivo e sim entrevista com a Equipe Pedagógica.

Pedimos aos estudantes candidatos, pais e responsáveis que leiam com atenção este edital para entenderem todas as etapas e participarem do processo com tranquilidade e sem intercorrências.

Após a leitura do edital, se tiverem dúvidas, estamos à disposição no e-mail admissao@ensanet.com.br e pelos telefones (31) 99904-2326; (31) 99902-9086.

1. DO PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO


1.1. A inscrição para o Processo de Admissão de Novos Alunos 2022 será realizada exclusivamente de forma online, pelo site www.ensanet.com.br – Admissão 2022 –Inscrição Online, no período de 12 de novembro a 12 de dezembro de 2021.
1.2. O responsável financeiro pelo candidato deverá preencher a ficha de inscrição digitalmente e anexar a documentação necessária, item 2.1.
1.3. Finalizada a inscrição e conferida a documentação, será enviado um email, deferindo ou não a inscrição.
1.4. O Processo de Admissão de Novos Alunos da Educação Infantil acontecerá a partir do momento que a ENSA determina o período de matrícula para 2022.

1.5. Os alunos da Educação Infantil não participam do processo seletivo fazendo provas, somente entrevista com a Equipe Pedagógica. A mesma deve ser agendada para encontro presencial ou online, no site www.ensanet.com.br - agendamento de reunião.

2. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA


2.1. Para a realização da inscrição deverá, obrigatoriamente, preencher a ficha de inscrição online e anexar os seguintes documentos:
a. Certidão de nascimento ou RG do candidato;
b. Ficha de Acompanhamento Pedagógico(1º ano do Ensino Fundamental) e ou Boletim do ano em curso (2º ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio);
c. No caso de candidato com deficiência, apresentar laudos emitidos por profissionais especializados.
2.2. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta e ilegível ou fora do prazo.
2.3. Será considerado desistente do Processo de Admissão de Novos Alunos, o candidato cujo responsável não apresentar a documentação exigida neste Edital.

 

3. DAS VAGAS


3.1. O número de vagas a ser oferecido será definido pela Direção da ENSA e estará disponível na secretaria da escola.
3.2. As vagas serão preenchidas por ordem cronológica de matrícula até o limite de vagas.
3.3. Reserva-se o direito à ENSA de oferecer vagas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, conforme as possibilidades de espaço físico, demandas e políticas internas.

 

4. DA IDADE DOS CANDIDATOS

4.1.

Maternal I

1 ano completo ou a completar até 31 de março de

2022.

Maternal II

2 anos completos ou a completar até 31 de março de 2022.

Infantil I

3 anos completos ou a completar até 31 de março de 2022.

Infantil II

4 anos completos ou a completar até 31 de março de 2022.

Infantil III

5 anos completos ou a completar até 31 de março de 2022.

1º ano Ensino Fundamental

6 anos completos ou a completar até 31 de março de 2022.

 

4.2. Excepcionalmente, as crianças que, até 10 de outubro de 2018, já se encontravam matriculadas e frequentando instituições de Educação Infantil, poderão se matricular nos períodos seguintes da Educação Infantil e ingressar no Ensino Fundamental – 1º ano, mesmo que sua data de nascimento seja posterior a 31 de março (conforme Resolução N.2 do CNE/CEB, de 9 de outubro de 2018), não excedendo portanto, a data de 30 de junho.

 

5. DA INTERAÇÃO COM A FAMÍLIA DOS CANDIDATOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

5.1. Os pais e ou responsáveis poderão agendar entrevista com a Equipe Pedagógica. A mesma pode ser de forma presencial ou online. O agendamento deve ser feito pelo site www.ensanet.com.br - agendamento de reunião. Após o agendamento, a ENSA irá enviar o link para acesso ao Google Meet ou agendar encontro presencial. Em todos os casos será necessária a presença do(a) candidato(a).

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO - CANDIDATOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO

6.1.O Processo de Seleção para Admissão de Novos Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio será composto por prova escrita, presencial, análise do boletim parcial atualizado do ano de 2021 e reunião com a Equipe Pedagógica.
6.2.As provas serão de Língua Portuguesa, Redação e Matemática.
6.3.Os candidatos farão uma prova compatível com o grau de escolaridade, avaliando assim competências básicas necessárias para o seu desenvolvimento acadêmico no ano pretendido.
6.4. Os objetos do conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática estão discriminados em documento anexo – acesse: Conteúdos
6.4.No dia da Prova Diagnóstica, o candidato ao Ensino Fundamental e Ensino Médio deverá apresentar o comprovante de deferimento da inscrição, documento de identidade e portar lápis ou lapiseira, borracha, régua, apontador e caneta esferográfica com tinta azul ou preta.
6.5.Não será permitido o uso de máquina de calcular ou similares, nem acesso a qualquer fonte de consulta. O candidato não deve levar bolsas, mochilas ou aparelhos eletrônicos (celulares e outros), pois não lhe será permitido fazer prova estando de posse de objetos que não aqueles necessários à execução dela, especificados acima.
6.6.Não será concedida revisão ou devolução das provas.
6.7.As provas deste processo seletivo têm caráter unicamente avaliativo, não caracterizando concorrência para bolsa de estudos.

 

7. DA TAXA DE INSCRIÇÃO

7.1. A taxa de inscrição será de R$30,00 a serem pagos, em espécie, no dia da prova escrita pelo responsável que estiver acompanhando a criança ou pelo adolescente, quando for o caso, na tesouraria da ENSA.

8. DAS DATAS DAS PROVAS

8.1. As datas e horários seguem no quadro abaixo:

Ano de Escolaridade 2022 Data da prova Horário
1º ao 5º anos do Ensino Fundamental 14 de dezembro 8 horas

6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino
Médio

14 de dezembro 14 horas

OBS.: Outras datas de provas poderão ser disponibilizadas a qualquer tempo, desde que haja vagas. Suas divulgações serão feitas pelo site www.ensanet.com.br

 

9. DOS RESULTADOS

9.1. A divulgação dos resultados para os candidatos que participaram do Processo de Seleção será no dia 17 de dezembro de 2021, pelo site www.ensanet.com.br

9.2.Juntamente com o resultado será divulgado o Edital de Matrículas.

 

10. MATRÍCULA

10.1. A matrícula dos candidatos aprovados deverá ser feita online, de acordo com o calendário estabelecido e divulgado pela Direção da ENSA no Edital de Matrículas, no site www.ensanet.com.br. 

10.2. Os Procedimentos de Matrícula estarão disponíveis no site www.ensanet.com.br.

10.3. Perderá o direito à vaga o candidato que não comprovar sua promoção para o ano pretendido.

 

11.DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1. Serão incorporadas a este Edital, para todos os efeitos, as normas complementares que porventura vierem a ser publicadas pela ENSA.

11.2 Será considerado desistente o aluno que não comparecer para a realização das provas no dia e horário agendados.

11.3 O resultado do Processo de Admissão de Novos Alunos terá validade para o ano em vigência de 2022.

 

 

  Ponte Nova, novembro de 2021.

Ir. Áurea Martins Lopes- Diretora Institucional
Maria das Graças Lima Nunes Pinheiro – Diretora Pedagógica

Escola Nossa Senhora Auxiliadora