A escola Auxiliadora entende a educação como processo de construção e desenvolvimento pessoal pelo qual o indivíduo, relacionando-se com o ambiente, com os outros e com a sociedade, cresce e se constitui como pessoa. Nesse sentido, a educação ultrapassa o espaço da escola e incide sobre a totalidade da vida do educando. (RSE)
A Escola Auxiliadora procura manter vivos os ensinamentos de Dom Bosco e de Madre Mazzarello que ultrapassam a ideia de somente oferecer um bom ensino. Valores e princípios estimulam o desenvolvimento integral dos alunos. A prática do amor educativo, da razão e a busca do transcendente fazem parte do cotidiano. Na escola, os talentos individuais são despertados e ganham força para serem revelados. Os alunos são encorajados a desenvolver todo seu potencial: a dança, a música, o teatro, o esporte.
O tempo livre se torna importante porque favorece o conhecimento mútuo, o diálogo e fortifica as amizades criando um espírito de família que é próprio da escola salesiana.
O projeto educativo-pastoral da escola, tem como finalidade formar honestos cidadãos e bons cristãos, capazes de descobrir o sentido de suas vidas num contexto marcado pela complexidade e incertezas. A educação salesiana está a serviço da formação integral da pessoa e pretende “fornecer razões de vida e de esperança às novas gerações, mediante um saber e uma cultura elaborados criticamente, com base na concepção da pessoa e da vida, inspirada nos valores evangélicos”. (CIB/CISBRASIL, 2005, p. 9-10).