Notícias

Sete alunos da Ensa conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Todos participarão da etapa online Internacional

Sete alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II foram premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Ana Laura Ribeiro, Gabriel Resende, João Marcos Albergaria, Lucas Maroca e Maria Clara Osório foram consagrados com medalha de ouro. A estudante Raíssa Maria de Castro recebeu medalha de prata. O aluno Gabriel Santos se destacou levando medalha de bronze.

A OBA é uma espécie de recurso pedagógico, um instrumento que, muito mais do que premiar os melhores estudantes, atinge o louvável objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens. Essa Olimpíada envolve Ciências, Física e Geografia e é constituída de apenas uma fase cuja prova é aplicada em quatro níveis.

A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

"É uma olimpíada que exige muito esforço dos estudantes. E estes estudantes são motivo de orgulho para toda a comunidade educativa da ENSA", ressaltou a diretora pedagógica da escola Maria das Graças L.N Ferreira.

Agora, os premiados irão participar da etapa online da Olimpíada Internacional.