Notícias

Alunos do 9º ano fazem releitura de obras de artes consagradas no mundo

Desafio foi inspirado em ações de museus do mundo inteiro

Um festival de criatividade! Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de um desafio cuja proposta foi fazer a releitura de pinturas e esculturas consagradas no universo das artes plásticas. Obras de Van Gogh, Di Cavalcanti, Frida Kahlo, Tarsila do Amaral e de dezenas de outros artistas foram “recriadas” de uma forma divertida e com o olhar na perspectiva do interlocutor. O resultado do trabalho superou as expectativas dos educadores da Ensa.

 As professoras de Português de 9º ano, Marina Carvalho e Glauciane Faria, ao estudarem com os alunos o poder de argumentação que as manifestações artísticas exercem sobre o público, viram a possibilidade de transformar a teoria num trabalho prático que pudesse despertar a criatividade que existe dentro de cada aluno.

Após elaborarem a ideia do projeto, inspirada em ações promovidas por museus do mundo inteiro durante a pandemia, as professoras do 9º ano levaram a proposta a outros educadores, que também toparam o desafio e participaram do projeto ativamente.

 A proposta na prática era que os alunos escolhessem uma pintura ou uma escultura de um artista renomado das artes plásticas. A partir desta escolha, eles trabalharam na “recriação” dessa obra. Alguns optaram pela fotografia para produzir o material. Outros se manifestaram através do desenho.

O objetivo com toda essa criatividade foi manter vivo o espírito artístico durante esta fase difícil de pandemia. Está sendo assim nos centros culturais do mundo inteiro. A criatividade sendo exaltada para que a cultura não caia no esquecimento. 

A diretora pedagógica da escola, Maria das Graças L. N. Pinheiro, avaliou a atividade como “um trabalho pedagógico de muito envolvimento dos alunos, com ampla imersão na cultura geral, inclusive com visitas virtuais a museus de todo o mundo”.   

Confira o álbum de fotos com os trabalhos criativos de cada aluno.
Clique a direita da imagem para passar para a próxima imagem.

 

 

Releitura de obras de arte dos alunos do 9º A - 2020 (33 Fotos)

Releitura de obras de arte dos alunos do 9º B - 2020 (31 Fotos)