Notícias

Equipe gestora da Ensa participa do XVIII ENARSE e XI ENEL online

Encontro reúne gestores de todas as escolas salesianas do Brasil

A equipe gestora da Escola Nossa Senhora Auxiliadora (Ensa) participou, nos dias 18, 19 e 20 de agosto, do XVIII ENARSE (Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil - Escolas)  e do XI ENEL (Encontro Nacional dos Econômos Locais), eventos promovidos pela Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) com o objetivo de fortalecer a missão educativa Salesiana e a qualidade da educação. Por conta da pandemia da COVID-19 os encontros de 2020 foram realizados de forma online.

Trata-se do maior evento nacional da RSB-Escolas com participação de diretores, ecônomos e equipe pedagógica das escolas salesianas do Brasil. Da Ensa, participaram as diretoras Ir. Áurea Martins e Maria das Graças L. N. Pinheiro, os coordenadores pedagógicos Samuel Magalhães, Marina Alves e Jorbely Torres, a coordenadora da Pastoral Diana Superbi, as orientadoras educacionais Laís Amato e Luciana Mendes e a colaboradora Angélica Vieira, do Departamento Financeiro.

O tema deste ano foi “Liderança se faz em rede: fortalecendo nossa missão educativa em tempo de pandemia e pós-pandemia”. A proposta temática objetivou unir saberes e experiências para o enfrentamento coletivo dos desafios sociais e educacionais em tempos de pandemia. A reinvenção do sistema educacional pós COVID-19 também foi pauta do encontro.    

“O evento foi extremamente importante para a Equipe Gestora, que teve o privilégio de participar pela primeira vez. Trouxe esclarecimentos acerca do momento que estamos vivendo, numa abordagem inovadora em todos os aspectos que perpassam a escola: pedagógico, econômico, gestão e sócio emocional”, ressaltou a Ir. Áurea.

Durante os 3 dias, os participantes tiveram um momento de acolhida e de oração inicial antes de começarem os trabalhos.

No primeiro dia de encontro, os temas debatidos foram “A Comunidade Educativa e o Projeto de Vida do Estudante”, “Projeto de Vida nas Escolas em 2021” e o “Ensino híbrido pós-pandemia”.

Já no segundo dia, as palestras tiveram as seguintes temáticas: “Cenário econômico pós-pandemia: oportunidades e desafios para as instituições educativas”, “Logística e Sistema de Gestão Acadêmica” e “Currículo das Escolas da RSB e Diretrizes para a Educação Infantil”.

No terceiro e último dia, o principal tema debatido foi “Cartografia das Escolas Salesianas”. Foi também nesse dia que os diretores-executivos e editores apresentaram a Editora Edebê Brasil, responsável pelos materiais pedagógicos da RSB.

“O ENARSE sempre é inovador, provocativo, mas o deste ano foi altamente capaz de sinalizar o novo momento que está surgindo. Foi importante participar como Equipe Gestora para entendermos o mundo do jeito que ele está se configurando à nossa frente: volátil, incerto, complexo e ambíguo”, pontou a diretora pedagógica Maria das Graças (Dace).