Dentre 41 relatos de práticas sobre a Robótica, o trabalho de Simone Mol de Carvalho e de Daniela Rodrigues de Godoy, professoras dos 1ºs Anos do Ensino Fundamental I da ENSA, foi um dos dez selecionados para o I Seminário Virtual para Socialização de Boas Práticas com Robótica na Coleção Nautas.
Com o projeto intitulado “Brincando de Carrossel”, as docentes adaptaram um trabalho presencial para o meio online com maestria, que além de incentivar o protagonismo, pensamento crítico, científico e criativo dos alunos, promoveu a participação familiar.
A proposta veio do livro “Ampliando Rotas”, readaptado para o método remoto, de modo que todas as metodologias fossem respeitadas e as aprendizagens fossem adquiridas. Para isso, o apoio familiar foi essencial. “Tivemos todo o apoio da família, que foram orientadas por nós, educadores, sobre a importância da criança ser a protagonista do projeto neste processo”, afirmam as professoras.
O projeto “Brincando de Carrossel” trouxe a ideia de criar um Parque de Diversões, baseado nos brinquedos favoritos dos estudantes. Em cada etapa, os alunos puderam expressar suas ideias, trocar informações e amadurecer a ideia inicial. De acordo com as professoras, foi um momento muito relevante para a formação das crianças: “Esse processo foi importante para que elas praticassem o respeito pelas preferências individuais e a escuta ativa”, concluem as professoras.
No dia da apresentação, os alunos estavam muito orgulhosos de seus resultados, participando e contando sobre suas experiências. “Nós educadoras, também nos sentimos orgulhosas de desenvolver um projeto tão rico da coleção Nautas em parceria com a escola-família”, afirmam Simone Mol e Daniela Rodrigues.