Notícias

Coordenadora pedagógica fala sobre qualidade da aprendizagem em tempos de ensino remoto

Segundo a coordenadora Paula Carvalho, os estudantes precisam se organizar com seriedade horários de estudo e entregas de trabalho

O vírus da Covid-19 trouxe, além da doença, mudanças expressivas na educação, sendo a maior delas a presença do ensino remoto. Diante disso, a metodologia das aulas e dos processos avaliativos foram repensados. Mas para que tudo funcione corretamente e os alunos alcancem a qualidade de ensino desejada, é preciso que os alunos, pais, responsáveis e os professores tenham o foco na avaliação da aprendizagem. É sobre isso que a coordenadora pedagógica da Ensa, Paula Carvalho, reflete. 

“As atividades impressas abriram espaço para a frequente utilização de plataformas educacionais. Essa intensificação da utilização dos recursos tecnológicos possui vertentes muito positivas quando utilizadas corretamente, mas também possui vertentes negativas quando pensamos, por exemplo, no plágio”, reflete a coordenadora. 

Para Paula,  quando a avaliação da aprendizagem é realizada, alcançando todas as dimensões, isso contribui para que os professores realizem os ajustes buscando o sucesso da tarefa educativa. “É muito importante que a reflexão acerca da avaliação no contexto remoto aconteça também no âmbito familiar, já que a escola passou a acontecer nos lares dos alunos”. 

Uma leitura recomendada pela coordenadora a todos os pais e/ou responsáveis pelos alunos é a do artigo "Pais e responsáveis, uni-vos: como apoiar o estudo dos filhos durante a quarentena", publicado no site Desafio da Educação. (Acesse o link ao final da matéria). 

Esse artigo visa fortalecer a ideia de que os estudantes precisam organizar com muita seriedade os horários de estudo e as entregas de trabalhos e avaliações. “Enquanto comunidade educativa, precisamos caminhar juntos para fazermos o melhor para nossos jovens”, conclui Paula. 

 

Acesse o artigo no link abaixo: 

https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/pais-estudo-filhos-quarentena/