Notícias

Equipe Gestora da Ensa participa do XIX ENARSE e XII ENEL

O lema do evento foi “Liderança se faz em Rede: Fortalecendo nossa missão educativa em tempo de pandemia e pós-pandemia”

Professores e educadores da Ensa participaram, nos dias 8, 9 e 10 de setembro, do XIX Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas e do XII Encontro dos Ecônomos Locais (XIX ENARSE e XII ENEL). O evento, cujo lema foi “Liderança se faz em Rede: Fortalecendo nossa missão educativa em tempo de pandemia e pós-pandemia”, ocorreu de forma online e reuniu diversos educadores de toda a Rede Salesiana com o objetivo de promover a formação continuada nas dimensões gerencial, pedagógico-pastoral e administrativo-financeira. 

Diretamente de Roma, a presidente da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Terezinha Ambrosim, foi a responsável por fazer a abertura do evento. Durante os 3 dias, os educadores da RSB, incluindo os da escola de Ponte Nova, participaram de uma programação intensa de palestras, atividades que certamente vão agregar para um melhor alinhamento da Ensa com toda a rede de escolas.   

Para a Diretora Pedagógica da Ensa, Maria das Graças (Dace), o evento foi super importante para assegurar as inovações planejadas pela Ensa, atender as demandas da sociedade de Ponte Nova e de toda a região no contexto educacional, principalmente. 

Uma das principais propostas dos encontros foi mostrar aos educadores a carta de identidade e o planejamento estratégico 2021/2023 da Escola Salesiana na América. Além disso, estavam entre as pautas compreender o processo de implantação do Novo Ensino Médio na RSB-Escolas, refletir sobre o papel dos gestores escolares no Novo Ensino Médio, ampliar a visão sobre o Ensino Religioso na BNCC e seus principais desafios na educação católica e refletir sobre o cenário econômico para a gestão administrativo-financeira e pedagógico-pastoral.

Também estavam na pauta dos eventos os seguintes objetivos específicos: atualizar-se sobre as ações desenvolvidas pela RSB-Escolas, atualizar-se sobre as novas produções editoriais e os avanços nos serviços da Editora Edebê e inteirar-se da concepção e organização do Currículo da RSB-Escolas e seu processo de implantação.

Para a Ir. Áurea Martins, Diretora Institucional, os eventos ENARSE e ENEL aconteceram desintegrados um do outro, o que trouxe mais qualidade, interesse dos públicos e aproveitamento do tempo. Em relação ao ENARSE, especificamente, ela salienta que as dúvidas foram todas sanadas durante o evento, o que trouxe também satisfação do público e direcionamento das ações em âmbito local.

Foto: Divulgação - Rede Salesiana Brasil