Notícias

Ensa aposta em educação diferenciada com base em valores como ética, solidariedade e caráter

Escola salesiana de Ponte Nova vê a formação humana como ferramenta essencial no processo de aprendizagem

Colégio católico, pertencente à Rede Salesiana do Brasil e patrimônio histórico de Ponte Nova/MG, a Escola Nossa Senhora Auxiliadora (Ensa) está se preparando para o início do ano letivo de 2022. O Processo Seletivo para admissão de novos alunos está em fase de conclusão e as matrículas já estão sendo realizadas, desde o mês passado. A escola oferece vagas para estudantes de todas as faixas etárias: do Infantil ao Ensino Médio, com qualidade acadêmica e inovação tecnológica.  

Sempre moderna e em sintonia com o mundo, a Ensa busca trabalhar as experiências dentro das mais diversas áreas do conhecimento, além de priorizar a formação humana e os valores como a ética, a solidariedade e o caráter.

Com 125 anos de atuação, a escola salesiana é uma das principais referências na educação de Ponte Nova e região. Construiu ao longo desses anos, um legado educativo, transformando vidas, inovando metodologias de ensino e aprendizagem, evoluindo enquanto instituição educativa e promovendo a realização das pessoas que por ela passaram.

A Ensa é uma escola católica, cujo estilo salesiano de educar inspira-se nos valores cristãos e pauta-se no paradigma de educar pelo amor, sob o prisma da inclusão e da reciprocidade. Os princípios que fundamentam esta proposta pedagógica estão ancorados nos pilares: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a crer. 

“Temos o maior orgulho dos alunos que estudam aqui hoje e nos alegramos com a presença das famílias. Temos orgulho também daqueles estudantes que se tornaram referências nos diversos campos profissionais. Medicina, engenharia, direito, economia, pedagogia, licenciatura nas diversas áreas do conhecimento, psicologia, dentre outras, são exemplos de áreas de atuação que nossos alunos se destacam mundo afora”, comenta a Diretora Institucional Irmã Áurea Martins. 

A formação humana é um dos principais diferenciais da Ensa. E para alcançar este propósito, a escola conta com alguns pilares estratégicos fundamentais:

Amor - Também entendida na palavra italiana amorevollezza. Os jovens devem ser amados e saber disso. Dom Bosco resumia: “Faça-se amar e não se faça temer”.

Razão - Dom Bosco acreditava que só a razão podia dizer ao coração o que é o bem. É por isso que a ciência sempre foi um grande pilar da educação salesiana.

Espiritualidade - No projeto de Dom Bosco, a espiritualidade é o fundamento e coroamento dos valores e dos compromissos educativos do amor e da razão.

A presença da Pastoral no ambiente educacional contribui de forma eficaz para que a educação ganhe um diferencial, fortalecendo a dimensão humana, religiosa e psíquica, construindo uma síntese entre vida, cultura, ciência e fé. Segundo a Diretora, esses procedimentos são permeados por uma atitude dialógica e transparente que se alicerça no amor à verdade e direciona toda a prática educativa. 

A Ensa tem o privilégio de ser a primogênita das escolas normais de Minas Gerais. É a primeira Escola de Normalistas entre as Escolas Salesianas do Brasil. Muitos foram os passos dados nesta história que possui mais 125 anos. Passos de fé, de luta, de coragem, de empreendedorismo. Passos que sinalizam a continuidade de um projeto educativo para formar muitas e muitas gerações.

Um projeto educativo que responde às expectativas da sociedade, que prepara crianças e jovens para os grandes desafios da vida.